MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

Conselho Diretor aprova Política de Inovação do CEFET-MG

Segunda-feira, 14 de maio de 2018
Última modificação: Segunda-feira, 14 de maio de 2018

O Conselho Diretor aprovou, por meio da Resolução CD-027/18, a Política de Inovação do CEFET-MG no último dia 7 de maio. Com isso, ações de extensão voltadas para geração de inovação tecnológica, difusão da cultura empreendedora, regulação de processos de proteção intelectual e transferência de tecnologia estão legitimadas em âmbito institucional.

A Resolução prevê ainda a institucionalização do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), responsável por formular, executar e gerir ações relativas à proteção intelectual e transferência de tecnologias, e da Coordenação Geral de Empreendedorismo (CGE), que difunde e apoia o empreendedorismo e responde pela Nascente Incubadora de Empresas e pelo Núcleo de Empresas Juniores. Tanto o NIT, quanto a CGE estão subordinadas à Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC).

Outro avanço que traz o dispositivo aprovado pelo Conselho diz respeito ao compartilhamento dos laboratórios, equipamentos, materiais da Instituição com órgãos públicos, instituições de ciência e tecnologia, organizações sem fins lucrativos, empresas e até pessoas físicas para fins de pesquisa, mediante requisitos que ainda serão aprovados e divulgados pelo CEFET-MG.

De acordo com o diretor-geral do CEFET-MG, prof. Flávio Santos, a aprovação dessa política pelo Conselho Diretor é um grande avanço institucional em termos de possibilidades de inovação, desenvolvimento de parcerias interinstitucionais e transferência de tecnologia, fomento da cultura empreendedora. “A existência de uma política educacional e de Ciência, Tecnologia e Inovação é fundamental para a transformação de base da produção brasileira, agregando maior valor aos produtos e serviços”, afirma Flávio.

Leia a Resolução CD-027/18 e conheça em detalhes a Política de Inovação do CEFET-MG.

Fonte: http://www.cefetmg.br/noticias/arquivos/2018/05/noticia019.html