MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

ENADE 2018 – Concluintes inscritos no exame podem consultar local de prova

Quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Última modificação: Quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O cartão de confirmação de inscrição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 está disponível desde a manhã desta sexta-feira, 9 de novembro, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados). O cartão deve ser acessado pelo Sistema Enade, ou pelo Aplicativo Enade para celulares, após preenchimento do CPF e senha cadastrada na inscrição. A visualização é condicionada ao preenchimento do Questionário do Estudante.

Requisito para colação de grau, assim como a participação na prova, o Questionário do Estudante deve ser preenchido até 23h59 (horário de Brasília) de 21 de novembro por todos os concluintes habilitados a fazer o Enade 2018, e previamente inscritos por suas instituições de educação superior. O Inep alerta que o preenchimento do Questionário do Estudante e a participação na prova são as duas ações obrigatórias para obter regularidade no Enade. Não haverá divulgação pública dos locais de prova e não há mais a opção de preencher o questionário após a aplicação do exame, como ocorria até 2016.

O Inep soluciona dúvidas sobre o processo por meio do Fale Conosco, exclusivamente pelo autoatendimento. As provas do Enade 2018 serão aplicadas em 25 de novembro, em todo o Brasil, para mais de 550 mil estudantes de cursos de 27 áreas. Uma das novidades dessa edição é o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.


Cursos – Em 2018, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo. Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: tecnologia em comércio exterior, tecnologia em design de interiores, tecnologia em design de moda, tecnologia em design gráfico, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão da qualidade, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão pública, tecnologia em logística, tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

Acesse o cartão de confirmação do ENADE

Fonte: Portal MEC