MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

Projeto da Administração usa ferramentas de gestão a favor do autoconhecimento

Quarta-feira, 1 de julho de 2020
Última modificação: Quarta-feira, 1 de julho de 2020

De 6 a 10 de julho, equipe do PET-Adm promove a “Semana do autoconhecimento”, com atividades on-line; objetivo é trabalhar potencialidades dos participantes

Durante a pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as atividades acadêmicas no CEFET-MG, cinco alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Administração levantaram a seguinte questão: como auxiliar os estudantes a conhecerem mais sobre si mesmos durante esse período?

Ana Clara Maia, Giuliana de Marco, Maria Júlia Filizzola (Administração), Bruna Estrela e Letícia Murta (Engenharia Ambiental) decidiram, para isso, criar a “Semana do autoconhecimento”, que acontece virtualmente de 6 a 10 de julho. Destinada, inicialmente, aos alunos de graduação do CEFET-MG, a atividade também pode se estender aos demais níveis de ensino. “Por ser uma ação que busca, a partir de instrumentos de autoavaliação, mapear características pessoais, qualquer aluno (do técnico à pós-graduação) pode se beneficiar de seus resultados e refletir sobre sua própria vida e seus caminhos pessoais e profissionais”, destaca a coordenadora do projeto, professora Carolina Riente.

Ferramentas típicas de gestão serão transformadas em estratégias para o desenvolvimento de pessoas e de planejamento pessoal. Testes, autoavaliação e matriz de forças e fraquezas serão aliados dos usuários na busca por informações sobre si. “Os instrumentos utilizados no projeto não se configuram como testes psicológicos, nem têm a pretensão de representar uma verdade absoluta sobre o participante. A ideia é que, ao responder os questionários, os alunos e alunas possam se deparar com questões que os levem a encontrar respostas dentro de si mesmos e, assim, poder trabalhar suas potencialidades e desenvolver pontos que ainda têm a melhorar”, explica a professora.

Qualquer pessoa poderá se beneficiar das atividades desenvolvidas: os materiais e os resultados estarão disponíveis nas redes sociais (Blog e Facebook) do PET-Adm.  A iniciativa integra o edital de projetos de ensino durante a pandemia do CEFET-MG, que selecionou 150 ações.  (Linha 133 Semana do Autoconhecimento)

Fonte: CEFET-MG