Orientações aos alunos
Última modificação: Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
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Atividades Complementares
Atividade curricular que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências do estudante, por meio de atividades fora da sala de aula.
Legislação – CEFET-MG
Resolução CGRAD nº17/11 Regulamento Geral das Outras Atividades Complementares (OAC)
Resolução CEPE nº39/10 Tipos de Atividades – Altera a Resolução CEPE nº 24/08
Resolução CEPE nº 24/08 Estabelece normas e diretrizes para os cursos superiores de graduação do CEFET-MG e dá outras providências.
ENADE
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.
O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
A Coordenação do Curso de Administração é o setor responsável em orientar os alunos do curso de graduação sobre o Exame.
Relatórios ENADE do Bacharelado em Administração 2009 2012 2015
Estágio Supervisionado – Obrigatório
O estágio é uma atividade curricular componente do Projeto Pedagógico do Curso com fins de aprendizagem profissional, social e cultural, e deverá ser realizado sob a orientação de um professor do CEFET-MG e supervisionado por um profissional da parte concedente, visando o aprimoramento dos conhecimentos, e o desenvolvimento de habilidades e competências relativas à área de formação profissional do curso.
Pré-Requisitos: O aluno deverá ter integralizado 1800 horas ou, equivalentemente, 120 créditos no curso.
Orientações sobre o Estágio Obrigatório – Coordenação de Programas de Estágio – Campus II
Formulários – Estágio Obrigatório Plano de Ensino da Disciplina
Dispensa de Disciplina
As disciplinas cursadas com aprovação em outras instituições de ensino superior antes do ingresso no CEFET-MG poderão ser aproveitadas até o limite de 2/3 da carga horária total do currículo pleno do curso.
O aluno deve providenciar os Planos de Ensino autenticados (assinados e carimbados) pela Secretaria do Curso, juntamente com o Histórico Acadêmico contendo as disciplinas cursadas com o registro da aprovação e ano de conclusão da disciplina; deve ser feito a impressão e o preenchimento do Requerimento de Dispensa específico e protocolado na Coordenação do curso de Administração.
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
O TCC – Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade desenvolvida pelo aluno, realizada sob a orientação de um docente, sendo necessária à integralização curricular, conforme o Projeto Pedagógico do Curso, e deve versar sobre uma temática pertinente ao curso, com fins de aprendizagem profissional, social e cultural.
A Coordenação do Curso de Administração é o responsável em divulgar os Cronogramas para as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso.
Regulamento geral dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação do CEFET-MG.
Manual de Normalização para Trabalhos Científicos do Curso de Administração