MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

O Curso e Formas de Ingresso

Última modificação: Sexta-feira, 27 de julho de 2018

Você está aqui: EnsinoBacharelado em Administração> O Curso e Formas de Ingresso

Apresentação

O curso de graduação em Administração, criado em 2007, reconhecido em 2010, é considerado um dos melhores cursos do País: conceito 5, em uma escala de 0 e 5. Busca preparar profissionais para desenvolver competências e habilidades que os encaminhem ao conhecimento do seu papel ético nas organizações e para proporcionar sólida formação na área de administração.

Objetivo do Curso

Planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar processos técnicos que visem à otimização das áreas de Recursos Humanos, Finanças, Produção e Marketing. Desempenhar funções técnicas e gerenciais em organizações de qualquer natureza. Elaborar e coordenar planos para o desenvolvimento das organizações, considerando influências de fatores econômicos, socioculturais, ambientais, políticos e tecnológicos.

O Profissional 

O administrador deve possuir a compreensão crítica e criativa das questões sociais, científicas, técnicas e econômicas da produção, bem como de seu gerenciamento, levando-se em consideração os níveis graduais do processo decisório, para bem elaborar, implementar e consolidar projetos nas diversas áreas de administração.

Campo de Atuação 

O campo de atuação é bastante amplo: atua em atividades gerenciais e produtivas tanto de organizações privadas quanto públicas. Trabalha, principalmente, nas áreas de Administração Geral, Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Produção e Logística. Têm sido bem aceitos como Gerentes, Analistas e como Proprietários e/ou Presidentes de diferentes organizações.

A habilitação em Bacharelado em Administração tem por objetivo formar profissionais dotados de competência para resolver problemas complexos de gestão de forma criativa, estejam estes inseridos no processo administrativo das organizações contemporâneas ou presentes no fenômeno de criação e desenvolvimento de novos empreendimentos.

Perfil do Egresso

O alundo do Curso de Bacharelado em Administração do CEFET-MG deve possuir a compreensão crítica das questões sociais, científicas, técnicas e econômicas da produção, bem como seu gerenciamento. Pretende-se um profissional com capacidade de adaptação aos diversos contextos e mudanças, com condições de gerenciar, de maneira flexível, as várias situações presentes ou que se apresentem em todos os segmentos do campo de trabalho do administrador, levando-se em consideração os níveis graduais no processo decisório.

Objetiva-se ainda, que o egresso opere com valores e formulações matemáticas presentes nas relações causais e formais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle através do raciocínio lógico, crítico e analítico.

O Bacharel deve possuir, ainda, valores éticos, morais, espírito crítico e empreendedor, além de criatividade e determinação frente aos desafios nas diversas áreas da administração.


Projeto Pedagógico de Curso


Atos Normativos


O curso é Gratuito. 

Local : Campus II – Av. Amazonas, 7675, Nova Gameleira  / Belo Horizonte – MG

Duração do Curso: 08 semestres / 04 anos       Modalidade: Presencial      Turno: Noturno (diurno aos sábados)

Vagas: 40 vagas semestrais     Carga Horária Total do Curso: 3600 horas-aula    Titulação Conferida: Bacharel em Administração


Formas de Ingresso

São formas de ingresso nos cursos de Graduação do CEFET-MG:

I – Processo Seletivo para o 1º período do curso. (Organizado pela COPEVE)

II – Processo Seletivo para vaga remanescente com a seguinte ordem de prioridade: (Organizado pela Diretoria de Graduação)

A) Reopção de curso: Possibilidade de mudança de curso permitida aos alunos regularmente matriculados e admitidos no CEFET-MG via processo seletivo para o 1º período do curso, desde que tenha integralizado no mínimo 25% da carga horária total do curso de origem (incluindo atividades complementares, entre outras).

B) Reingresso: possibilidade de retomada de registro acadêmico e de estudos, por parte do aluno de curso de graduação do CEFET-MG cujo registro acadêmico foi cancelado.

C)Transferência: Possibilidade de aluno regularmente matriculado em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, ingressar no CEFET-MG, mediante exame de seleção em curso de modalidade afim do curso de origem. No momento da entrega dos documentos, o candidato deverá ter cursado no mínimo 25% da carga horária do curso de origem.

D) Obtenção de Novo Título: Possibilidade de uma pessoa já diplomada em curso superior fazer um novo curso de Graduação no CEFET-MG mediante processo seletivo, conforme edital específico.

III – Transferências decorrentes de lei específica.


Texto completo com as Formas de Ingresso nos Curso de Graduação do CEFET-MG