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Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

Rede sem Fio

Última modificação: Terça-feira, 1 de novembro de 2022

Perguntas frequentes

1. Qual rede sem fio devo utilizar?

O CEFET-MG disponibiliza 4 (quatro) redes sem fio, para as seguintes finalidades:

  • cefetmg: destinada a técnicos administrativos e professores;
  • cefetmg_aluno: destinada a alunos;
  • cefetmg_visita: destinado a eventos, e usuários visitantes que não possuem vínculo com o CEFET-MG ou não são de instituições usuárias da eduroam;
  • eduroam (education roaming) : destinada a comunidade internacional de educação e pesquisa. Consulte o manual eduroam para mais detalhes.

2. Qual conta institucional (usuário e a senha) devo utilizar para conectar à rede sem fio do CEFET-MG?

As credenciais de acesso para utilização das redes sem fio podem ser diferentes para cada tipo de rede. Veja abaixo os detalhes:

  • cefetmg: identificação única (IU), usuário no formato CPF (números contínuos sem pontos ou traço);
  • cefetmg_aluno: identificação única (IU), usuário no formato CPF (números contínuos sem pontos ou traço);
  • cefetmg_visita: a autenticação se dá por ticket, com data de validade, disponibilizado a partir de abertura de chamado na Central de Serviços de TI, através da opção Requisição >> Rede de dados >> Habilitar uso temporário de rede WiFi para visitante.
  • eduroam: Servidores e alunos do CEFET-MG poderão acessar a rede “eduroam” em qualquer outra instituição usuária (nacional ou internacional). Da mesma forma, alunos e professores dessas instituições poderão utilizar automaticamente o wireless do CEFET-MG, conforme conta institucional da instituição de origem do usuário.

3. Preciso alterar ou recuperar minha senha. Como proceder?

Os recursos para alteração de recuperação de senha podem ser diferentes para cada tipo de rede. Veja abaixo os detalhes:

4. Já possuo o usuário e senha, como configurar meu dispositivo móvel?

  • cefetmgcefetmg_aluno e eduroam – a configuração básica para essas redes são:
    • Tipo: WPA2-ENTERPRISE
    • Método EAP: PEAP
    • Autenticação da Fase 2 (ou interna): MSCHAPv2
    • Certificado: Não validar
    • Identidade: usuário, conforme item 2
    • Identidade anônima: vazio
    • Senha: senha do usuário

ATENÇÃO: as telas e termos podem variar dependendo do sistema do dispositivo móvel. Consulte o manual da rede sem fio para mais detalhes.

  • cefetmg_visita – o acesso inicial se dá por uma rede aberta, não exigindo configuração. Após a conexão, será necessário inserir o ticket na página de autenticação que se abrirá.

5. Estou tendo problemas no meu acesso à rede sem fio. O que posso fazer?

  • Verifique se sua conta está funcionando corretamente acessando o Sistema de Identificação Única (IU), para as redes cefetmg e cefetmg_aluno.
  • No caso da rede cefetmg_visita, verifique se está digitando o ticket corretamente e se a validade da sua autorização não expirou.
  • Se as credenciais estão acessando os sistemas normalmente e o problema é apenas na rede sem fio, verifique cuidadosamente as configurações da rede no seu dispositivo móvel.

Fonte: DTI – CEFETMG