MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

NICE – Projetos

Última modificação: Quarta-feira, 12 de junho de 2019

1. Inovações Tecnológicas, Gerenciais e Sociais no Destino Turístico da Serra do Cipó

O objetivo geral do projeto consiste em analisar como inovaçõestecnológicas e não tecnológicas acontecem no destino turístico da Serra do Cipó. A busca pela inovação tem sido reflexo, em parte, de mudanças recentes no ambiente institucional brasileiro, a exemplo da criação deleis, instituições e políticas públicas de estímulo à inovação.Resultados da última Pesquisa de Inovação (PINTEC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que, apesar dosobstáculos, quase um terço das organizações brasileiras desenvolveu alguma inovação em produto (bem ou serviço) ou processo durante o período de 2009 a 2011. Nota-se também que a inovação já entrou na pauta das organizações da Serra do Cipó. Do ponto de vista teórico, a literatura sobre inovação avançou nos últimos anos, identificando que esse fenômeno vai além da esfera organizacional e abrange comunidades por meio da inovação social. Tendo em vista os desenvolvimentos teóricos recentes da literatura sobre inovações tecnológicas e não-tecnológicas, propõe-se a realização de uma pesquisa que forneça subsídios sobre tais temáticas no contexto da Serra do Cipó (município de Santana do Riacho).

Dessa forma, esta proposta busca responder à seguinte questão: como inovações tecnológicas e não tecnológicas acontecem no destino turístico da Serra do Cipó? O percurso metodológico compreende a realização de uma pesquisa predominantemente qualitativa com o intuito de compreender as diferentes facetas da inovação, observando, interpretando e descrevendo as inovações tecnológicas, gerenciais e sociais. Com a realização da pesquisa, dentre outros resultados, espera-se mapear os processos de inovação localmente, nos ambientes organizacionais e da comunidade, bem como registrar as experiências das organizações e da comunidade local com a inovação. Destaca-se que este projeto complementa as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas do CEFET-MG nesse destino turístico.

Integrantes: Daniel Paulino Teixeira Lopes (orientador); Glauciene Silva Martins (co-orientadora); Sarah Rebeca Marciano dos Santos (bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG).

2. Engrena CEFET-MG (2016 – 2017)

O projeto de extensão Engrena CEFET tem como objetivo aproximar os alunos do CEFET-MG, especialmente aqueles que cursam a disciplina de Empreendedorismo, dos empreendedores atuantes no mercado de trabalho. Assim, experiências vividas por esses empresários são passadas por meio de palestras e rodada de conversa onde todos os alunos podem sanar suas dúvidas e curiosidades a respeito do tema.​ Outro fator importante do projeto é a apresentação de empresas de fomento e apoio a novos empreendedores para aqueles que pensam em montar o seu próprio negócio.
Portaria DEDC 116-16 – processo nº 23062.001000/2016-73.

Integrantes: Glauciene Silva Martins – Coordenador / Luiza Antunes Garcia de Campos – Integrante / Lilian Marques Nagem Byrro – Integrante / Vera de Sales Martins – Integrante / Beatriz Santos da Cruz -Integrante / Natália Alves Oliveira – Integrante / Lucas Guilherme Rodrigues Rocha – Integrante. 2016 – Atual

3. Parceria com o Mercadinho Tá Caindo Fulô

Tendo em vista os objetivos da disciplina de Empreendedorismo do curso de Graduação em Administração do CEFET-MG, propõe-se, em parceria com o Mercadinho Tá Caindo Fulô, localizado na Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho/MG, a elaboração de um trabalho empírico, buscando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim sendo, ao integrar uma iniciativa resultante de um projeto de Economia Solidária, com os desafios do ensino e do processo de aprendizagem, sugere-se aplicar o conteúdo trabalhado em sala de aula com uma realidade prática, a fim de gerar conhecimento ligado à comunidade e ao contexto local. Dessa forma, busca-se desenvolver os Planos de Negócios dos empreendedores do Mercadinho Tá Caindo Fulô em conjunto com os alunos matriculados na disciplina de Empreendedorismo. O trabalho envolve a execução de uma pesquisa, a produção de um vídeo e a redação de um relatório final contendo todo o conteúdo da disciplina aplicado à uma realidade prática. Além disso, ao final da execução do projeto, será promovido um evento para apresentação dos Planos de Negócios à comunidade envolvida.

Integrantes: Glauciene Silva Martins – Coordenador / Lívia Maria de Pádua Ribeiro – Integrante / Lilian Marques Nagem Byrro – Integrante / Vera de Sales Martins – Integrante / Rodrigo Augusto da Silva Alves – Integrante / Hermes Augusto Oliveira Rabelo – Integrante / Deborah Oliveira Santos Abdala – Integrante.

4. A Contribuição da Gestão de Recursos Humanos para a Inovação Gerencial: A Perspectiva de Gestores de Empresas Brasileiras (tese de doutorado do Prof. Daniel)

Este projeto tem como temática central de pesquisa a relação entre gestão de recursos humanos e inovação gerencial. A preocupação em particular esses dois tópicos se insere numa lógica em que as organizações buscam vantagens competitivas por meio de inovações que se baseiam em recursos, capacidades e competências. Nessa lógica, a gestão de recursos humanos constitui-se como fator que apoia os processos de inovação gerencial e tecnológica e, ao mesmo tempo, como próprio objetoda inovação gerencial – entendida como a adoção de novas estruturas organizacionais, novos processos de gestão e novas atividades e práticas gerenciais.

5. Inovação Social e Recursos Humanos (tese de doutorado da Profa. Glauciene)