Eixo: Mercadológico
Última modificação: Quarta-feira, 12 de junho de 2019
Estudos que objetivam investigar os fatores que determinam e condicionam o comportamento do consumidor. As possibilidades de estudo incluem os subtemas: motivação, percepção, busca de informações, processo de decisão de compra, processamento de informações, formação e mudança de atitudes, dimensão simbólica do consumo e os diversos significados atribuídos pelos indivíduos ao ato de consumir.
A linha de pesquisa tem o objetivo desenvolver estudos científicos e aplicados relacionados ao varejo, envolvendo temas tais como comportamento de compra, responsabilidade social corporativa, gerenciamento de espaço (layout de exposição de produtos), sortimento, preço, promoção e localização varejista.
Este linha de pesquisa objetiva desenvolver estudos científicos e aplicados relacionados à Gestão do marketing e seu atrelamento à cultura, o que se convencionou a chamar de marketing cultural. Esta linha abrange temas tais como gestão cultural das empresas patrocinadoras, gestão das empresas culturais, as políticas organizacionais de cultura, o empreendedorismo cultural e o desenvolvimento do marketing cultural no Brasil.
Por ser função da relação entre expectativas prévias do cliente e suas percepções durante e após o ato da prestação do serviço, a qualidade em serviços pode ser bastante subjetiva. Esta linha de pesquisa tem como escopo estudos a respeito das expectativas e percepções de clientes com relação a serviços que pretendem consumir, já consumiram e/ou utilizam regularmente, além dos esforços que devem ser empregados pelo prestador do serviço na busca do alinhamento de sua oferta com as expectativas de seus clientes e sua satisfação.
Outras possibilidades de pesquisa são o desenvolvimento e gerenciamento de serviços: inclui estudos sobre a natureza dos serviços, inovação em serviços, relacionamento com o cliente, estratégias de marketing de empresas prestadoras de serviços, identificação e satisfação de necessidades.
A linha estuda e discute as aplicações da tecnologia em marketing e o uso de marketing direto e interativo. O objetivo é pesquisar temas como comércio eletrônico, marketing eletrônico, adoção.