MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

CEFET-MG divulga editais de mobilidade acadêmica internacional

Terça-feira, 10 de setembro de 2024
Última modificação: Terça-feira, 10 de setembro de 2024

As chamadas são voltadas para os estudantes de graduação de todos os campi da Instituição; inscrições podem ser feitas até o dia 18 de setembro

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do CEFET-MG publicou dois editais de mobilidade acadêmica 64/2024 (Dupla Diplomação) e 67/2024 (Mobilidade Simples). As chamadas são voltadas para os estudantes de graduação de todos os campi da Instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de setembro.

O Edital 64/2024 visa selecionar estudantes com finalidade de dupla diplomação, envolvendo o CEFET-MG e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal. Ao todo, estão sendo ofertadas 18 vagas, sendo uma vaga por curso.

O Edital 67/2024 refere-se à mobilidade internacional simples, com vistas a ampliar suas habilidades acadêmicas e profissionais que poderão integrar o currículo escolar. Estão sendo oferecidas duas vagas por curso de graduação. O objetivo do Programa é criar condições para que discentes do CEFET-MG tenham oportunidades de convívio e de aprendizado em novo ambiente acadêmico, linguístico e cultural, contribuindo com sua formação profissional e humana, bem como com o desenvolvimento de sua competência intelectual.

Segundo o vice-diretor do CEFET-MG e secretário de Relações Internacionais, professor Conrado Rodrigues, devido a problemas orçamentários, os editais não contarão com bolsa de apoio financeiro. “Se, por um lado, os editais precisam ser lançados agora para atender ao cronograma das instituições parceiras, por outro, o CEFET-MG, como todas as demais instituições federais, está atualmente submetido a um bloqueio no seu orçamento que impede que tenhamos clareza quanto ao valor que teremos disponível para os programas de mobilidade estudantil no ano de 2025”, explica.

Apesar da ausência de bolsas, Conrado reforça o incentivo para que todos interessados a se inscrevam nos programas, considerando que as vagas permanecem disponíveis. “Reconhecemos a importância dessas oportunidades para a formação acadêmica e profissional de nossos estudantes e lamentamos profundamente a situação”, ressalta.

Mais informações

Fonte: CEFET-MG