MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

113 anos de CEFET-MG: histórias de pertencimento

Quarta-feira, 6 de setembro de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 6 de setembro de 2023

No dia 8 de setembro, a Instituição completa 113 anos; sua existência teve importância na vida pessoal e profissional de muitas pessoas

Do curso técnico ao mestrado. A administradora Ana Rute Ribeiro, servidora do CEFET-MG, campus Nova Suíça, iniciou sua jornada na Instituição como aluna do curso técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio, em 2003. Sete anos depois, retornou para iniciar a graduação em Administração; em 2014, passou no concurso para técnico administrativo e, este ano, finalizou o mestrado na Pós-Graduação em Administração. Ao longo desses anos, Ana Rute testemunhou a evolução da escola em vários aspectos, especialmente nas áreas de assistência estudantil e infraestrutura. “É gratificante ver o crescimento significativo da escola ao longo dos anos, proporcionando melhores condições e recursos para os estudantes e capilarizando o ensino de qualidade no interior do Estado. Espero poder contribuir para uma experiência acadêmica enriquecedora de nossos estudantes, por meio do meu trabalho como servidora e, quem sabe, novamente aluna desta grande Instituição”, afirma.

Evolução percebida pelo funcionário terceirizado Reinaldo Gonçalves. Desde 1995, Reinaldo trabalha no campusNova Suíça e, de lá pra cá, fez muitas amizades e pode ver de perto o crescimento da Instituição. Ele acompanhou mudanças na gestão, nos ambientes, nos maquinários e objetos de sala de aula, e presenciou diversas reformas nos prédios. “O CEFET é minha segunda casa. A maior parte da minha vida foi aqui. Muitos professores e funcionários que aqui estão, tenho como amigos pessoais. Foi daqui que tirei meu sustento todos esses anos”, conta.

Durante os 113 anos de atuação na educação profissional e tecnológica, completados no dia 8 de setembro, o CEFET-MG faz parte da vida de muitas pessoas. O técnico de Laboratório do campus Varginha Eduardo Pereira tem muita história para contar na Instituição. A sua trajetória no campus se iniciou em 2009 e sua jornada foi marcada por intensas mudanças pessoais e profissionais e, paralelamente, no campus, “que estava ‘engatinhando’ com seus dois anos e meio de existência”. “Entre os impactos positivos que a Instituição tem causado na cidade e região se destaca a formação intelectual e cidadã da população, estendendo aos servidores, promovendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento humano;sou um exemplo vivo disso, pois tendo atuado em diversas comissões internas e eventos externos representando a Instituição. Hoje, estou na fase final do doutorado, tendo ingressado no CEFET-MG apenas com formação de nível técnico”, destaca Eduardo.

Excelência

O CEFET-MG é a maior instituição de ensino tecnológico do Estado de Minas Gerais, levando às cidades seu ensino qualificado, suprindo a necessidade de mão de obra local capacitada. A Instituição está presente em áreas com intenso desenvolvimento industrial, como Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina Nepomuceno, Timóteo e Varginha. O CEFET-MG oferece ao aluno uma formação acadêmica completa, desde o técnico de nível médio até o doutoramento.

A Instituição passou por várias transformações, formou milhares de estudantes nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, produziu inúmeras pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento e realizou diversas atividades de extensão voltadas às comunidades externas. O professor Jader Gomes, pode ver isso de perto em dois campi do CEFET-MG: Varginha e Nepomuceno. O trabalho como docente iniciou em Varginha em 2009 e,com cinco anos de experiência, foi desenvolver seus trabalhos em Nepomuceno, tanto em sala de aula, como em comissões, coordenações de curso e projetos. “O CEFET-MG, uma Instituição centenária e de qualidade, pode me dar conhecimento, autonomia, liberdade e, acima de tudo, respeito pessoal. Tornei-me um membro cefeitiano”, diz.

Durante sua trajetória, o CEFET-MG recebeu diversas denominações: em 1910, Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais; 1941, Liceu Industrial de Minas Gerais; 1942, Escola Técnica de Belo Horizonte; 1969, Escola Técnica Federal de Minas Gerais; e em 1978, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

O CEFET-MG é reconhecido pelos cursos técnicos e de graduação oferecidos, mas está fazendo história na pós-graduação. Atualmente, possui 15 mestrados (Administração, Automação e Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia Mecânica, Estudos de Linguagens, Educação Tecnológica, Multicêntrico em Química de Minas Gerais, Modelagem Matemática e Computacional, Tecnologia de Produtos e Processos, Profissional em Matemática). Além do mestrado, a Instituição oferece seis cursos de doutorado (Educação Tecnológica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estudos de Linguagens, Modelagem Matemática e Computacional, e Química)

Alguns desses avanços, o professor Weider Rodrigues, do campus Varginha, que está na Instituição desde 2014, teve a oportunidade de ver de perto, como a ampliação da oferta de cursos e o crescimento nas construções. “Nesse período, o campus teve algumas ampliações, a principal foi a de alguns laboratórios e a criação de outros, gerando condições para melhor atendimento aos alunos. Vale ressaltar que a importância do CEFET-MG para Varginha e região não se dá somente pelo ensino de qualidade, mas por meio dos diversos projetos desenvolvidos em parcerias com outras instituições. Por tudo isso, tenho muito orgulhode fazer parte dessa história”, conclui.

Fonte: 113 anos de CEFET-MG