MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

Cerimônia marca a posse da nova equipe diretora do CEFET-MG

Terça-feira, 31 de outubro de 2023
Última modificação: Terça-feira, 31 de outubro de 2023

Evento, transmitido ao vivo, reuniu autoridades políticas e da educação federal nessa quinta-feira (26)


No seu discurso, Carla falou sobre suas inspirações e expectativas para os próximos quatro anos

O CEFET-MG promoveu, nessa quinta-feira (26), a cerimônia de transmissão de cargos da nova equipe diretora para a gestão 2023 a 2027. O evento, realizado no Auditório Central do campus Nova Suíça (BH), contou com a presença de diversas autoridades e foi transmitido ao vivo no canal da Instituição no YouTube.

A cerimônia teve início com a apresentação, no piano, de três obras de Chiquinha Gonzaga, executadas pelo professor de Departamento de Arte, Design e Tecnologia (DADT) André Pédico. Na sequência, foi composta a mesa solene, com a presença dos ex-diretores Flávio Santos e Celeste Costa; dos diretores eleitos Carla Chamon e Conrado Rodrigues; dos deputados federais Reginaldo Lopes e Rogério Correia; dos reitores Sandra Almeida (UFMG) e Sandro Cerveira (Unifal), e do diretor-geral do Cefet/RJ, Maurício Motta.

Após o hino nacional, também executado no piano pelo professor André, o professor Flávio Santos agradeceu aos presentes e à sua equipe.  “Ao longo desse tempo, foram muitas lutas, mas sempre coletivas. Quero agradecer de modo muito especial a equipe com a qual a professora Celeste e eu trabalhamos e com a qual tivemos uma convivência de alto nível. Agradeço pela qualificação e pelo espírito público de cada um. Também agradeço a todos os chefes de departamento, coordenadores de curso, técnicos administrativos e conselheiros. Juntos, fizemos a educação pública avançar um pouquinho.”

Em sua fala, a professora Celeste Costa também destacou o apoio recebido durante a gestão. “O sucesso não é obra de uma única pessoa, por isso, nada mais importante do que os agradecimentos a todos que compuseram a equipe, reservarei um espaço especial a cada um no meu coração. O CEFET-MG é uma família e estou orgulhosa de fazer parte dela desde a minha época de estudante, dessa Instituição que é um farol de oportunidades, um centro de excelência. Que a luz do conhecimento continue a nos guiar.”

No seu primeiro discurso como diretora-geral, a professora Carla falou sobre as suas inspirações e sobre as expectativas para os próximos quatro anos. “Quero fazer um agradecimento especial à minha mãe aqui presente, pelos exemplos de ética, responsabilidade, solidariedade. Apesar de fazer parte de uma geração na qual a prevalência masculina era geral, a senhora soube me ensinar que a mulher deve ter voz ativa e não deve ter medo de mandar no seu destino. Obrigado, mãe. Sinto-me honrada por ser a primeira mulher, em 113 anos, a ocupar esse lugar na Instituição. É um marco significativo na busca por um CEFET-MG mais igualitário e representativo.  Também quero, de forma breve, reafirmar três compromissos assumidos ao longo da nossa trajetória até aqui: com a defesa da nossa autonomia institucional e a pluralidade de ideias; com a diversidade e promoção do respeito às diferenças; e com o trabalho coletivo, transparente, democrático, sempre em diálogo com a comunidade acadêmica e a sociedade.”

Para encerrar, o vice-diretor eleito, professor Conrado Rodrigues, destacou a importância do apoio coletivo para a construção de novos rumos institucionais. “A presença de cada um aqui hoje reflete a importância desse momento de transição para o CEFET-MG, quando a direção assume novas características e agrega novos pontos de vista. Assumimos uma Instituição que tem plena consciência de tudo o que pode ser e acredita ser. O CEFET-MG é matéria-prima para um futuro melhor. Quando uma Instituição como a nossa vai bem, aumentam as chances de as coisas melhorarem no geral. Eu me sinto honrado e feliz em assumir, junto à professora Carla e aos colegas que compõem a direção, a responsabilidade por um novo ciclo de desenvolvimento institucional e conto com a comunidade acadêmica para levarmos em frente esse enorme desafio.”

Confira as fotos da cerimônia de posse.

Membros da Gestão 2023-2027

Chefia de Gabinete
Danielle Marra de Freitas Silva Azevedo

Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica – DEPT
Titular: Lilian Aparecida Arão
Adjunta: Glenda Aparecida de Carvalho

Diretoria de Graduação – DIRGRAD
Titular: Moacir Felizardo de França Filho
Adjunta: Giani David Silva

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – DPPG
Titular: Laíse Ferraz Correia
Adjunta: Cláudio Turani Vaz

Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário – DEDC
Titular: Patterson Patrício de Souza
Adjunto: Ulisses Cotta Cavalca

Diretoria de Desenvolvimento Estudantil – DDE
Titular: Leandro Braga de Andrade
Adjunto: Ana Rute Ribeiro Matos de Faria

Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI
Titular: Sandro Renato Dias
Adjunto: Clever de Oliveira Júnior

Diretoria de Planejamento e Gestão – DPG
Titular: Flávio Luis Cardeal Pádua
Adjunto: Leonardo Augusto Generoso

Diretoria de Governança e Desenvolvimento Institucional – DGDI
Titular: Carolina Riente de Andrade
Adjunta: Henrique Elias Borges

Secretário de Gestão de Pessoas – SEGEP
Wesley Ruas Silva

Secretária de Registro e Controle Acadêmico – SRCA
Isabel Cristina de Oliveira Alves Almeida

Secretário de Relações Internacionais – SRI
Conrado de Souza Rodrigues

Secretário de Comunicação Social – SECOM
André Luiz Silva

Reunião de trabalho

Na segunda-feira (23), a diretora-geral realizou a primeira reunião de trabalho com a equipe escolhida para compor as diretorias e secretarias especializadas em seu mandato. Na ocasião, ao lado do vice-diretor, professor Conrado Rodrigues, Carla agradeceu a disponibilidade do grupo e reforçou o desafio que todos terão nos próximos quatro anos. “Quero contar com a lealdade de vocês, que poderão contar com a minha. É um desafio grande, mas é um desafio bom, porque acreditamos nesta Instituição e no trabalho que fazemos. Acredito na importância desse trabalho para o aluno, para a família, para a cidade onde está cada campus, para o estado e para o país. Sem uma boa educação, de fato, esse nosso país não tem futuro. Então, de minha parte, é até uma honra poder estar neste lugar e ter esse papel de trabalhar em favor de uma educação pública e de qualidade. E eu não tenho dúvida da competência desse grupo. Tenho bastante expectativa no nosso trabalho até 2027”, afirmou.

Para o vice-diretor, o diálogo será a chave para enfrentar os desafios que estão por vir. “Cada um de nós sabe o quanto pode avançar em sua área de atuação. Temos muitos desafios para enfrentar ainda, e sempre teremos. Superados estes, teremos outros. Então, a certeza que temos é que formamos um grupo muito bom para enfrentar esses desafios. Espero que consigamos conversar entre nós de forma aberta e tranquila para irmos encontrando os acertos e a melhor maneira de implementar o que precisa ser feito”, disse Conrado.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG

Fonte: CEFET-MG