MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

Divisão de Saúde recomenda cuidados especiais durante nova onda de calor

Quinta-feira, 16 de novembro de 2023
Última modificação: Quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Hidratação, alimentação equilibrada e baixa exposição ao sol são recomendáveis durante os próximos dias

Depois de o Instituto Nacional de Meteorologia emitir alerta para uma nova onda de calor na região central do Brasil, boa parte dos municípios das regiões centro-oeste e sudeste do País já sentem os efeitos causados pelas altas temperaturas. Por isso a Divisão de Saúde do CEFET-MG divulgou uma série de recomendações para alunos, estagiários, terceirizados e servidores. Essas orientações se estendem à toda sociedade de maneira geral.

A primeira dica é se manter hidratado: uma garrafa sempre abastecida com água por perto pode servir como um bom lembrete. A alimentação deve ser leve e equilibrada, composta preferencialmente por saladas, frutas, legumes e carnes grelhadas. Frituras devem ser evitadas.

Recomenda-se ainda o uso de roupas leves e confortáveis, que se evite a prática de atividade física ao ar-livre, exposição aos raios-solares entre 10h e 17h e banhos muito quentes, evitando assim o ressecamento da pele.

E, na hora do sono, prefira ambientes arejados. Faça uso de umidificadores ou coloque um recipiente com água bem próximo à cama.

Atividades acadêmicas e administrativas

A Divisão de Saúde recomenda que as atividades didático-pedagógicas priorizem espaços bastante arejados ou climatizados. A orientação vale também para os demais servidores, estagiários e terceirizados.

As atividades de educação física devem evitar exposição solar e, se possível, substituir as aulas ao ar-livre por outras atividades, sempre reforçando com os alunos a importância da hidratação e do uso de roupas leves.

Segundo a enfermeira Chaiene Menezes, as ocorrências mais comuns atendidas no campus Nova Suíça, relacionadas ao aumento de temperatura, queda de pressão arterial, tontura e vertigem, e destaca, dentre todos os cuidados, um em especial: “Quanto à desidratação, a atenção deve ser redobrada”.

Alunos, estagiários, terceirizados e servidores que precisarem de ajuda podem procurar a Divisão de Saúde ou a Diretoria do Campus, onde o serviço de atendimento à saúde ainda não estiver disponível.

Fonte: CEFET-MG